A partir da próxima temporada, os carros da emocionante Categoria 2 da FIA EHCC serão classificados em um dos quatro grupos de acordo com seu desempenhoA temporada de 2025 do Campeonato Europeu de Subida de Montanha da FIA está programada para ser significativa na história das competições mais antigas da FIA. Pela primeira vez, todos os carros serão categorizados de acordo com um Fator de Desempenho (Pf). O sistema, atualmente usado na Categoria 1, está sendo testado na Categoria 2 do FIA EHCC durante 2024 para garantir que os parâmetros dos cálculos de desempenho sejam adequados antes de entrarem em vigor a partir do início da próxima temporada.
A introdução de um sistema Pf comum é o resultado de uma combinação de desenvolvimentos feitos pela FIA nos últimos anos para atualizar a categoria de subida de montanha em seus aspectos esportivos, técnicos e de segurança. Isso está garantindo a prosperidade a longo prazo de uma das principais disciplinas que une o automobilismo de base e profissional.
Pela primeira vez em 2023, o World Motor Sport Council aprovou a criação de regulamentos técnicos especificamente dedicados a carros de subida de montanha, estabelecendo as bases para uma governança mais consistente e rigorosa das competições que acontecem ao redor do mundo, incluindo o FIA EHCC de alto nível.
O desenvolvimento e a implantação do sistema Pf seguem discussões colaborativas entre a FIA e suas Autoridades Esportivas Nacionais (ASNs). Nos últimos anos, as ASNs relataram preocupações crescentes com a segurança em vista das capacidades crescentes dos veículos de competição modernos.O sistema Pf define metas comuns para a enorme variedade de carros inscritos em subidas de montanha ao redor do mundo, permitindo que os organizadores gerenciem dinamicamente seus eventos e garantam que os competidores sejam mantidos seguros de acordo com o desempenho de seus carros e as características específicas do percurso de subida de montanha específico. O Pf foi implantado na Categoria 1 em 2021 e por uma série de ASNs antes de sua implementação no FIA EHCC, e provou ser altamente eficaz.
Os carros serão categorizados em grupos de P1 a P4 de acordo com seu nível de desempenho, e o Departamento Técnico da FIA continuará monitorando o desempenho dos carros no EHCC ao longo do tempo e garantirá que os parâmetros estejam alinhados com quaisquer mudanças futuras nos carros que competem em subidas de montanha.
Para tornar este sistema o mais acessível e aberto possível para os competidores e ASNs organizadores, a FIA criou uma plataforma online dedicada que permite que eles insiram diretamente as especificações de um carro e gerem o Pf. Esta ferramenta está em vigor para carros de Categoria 1 desde 2021 e, após o teste de 2024 para carros de Categoria 2, será totalmente implementada em 2025.
Os regulamentos também estabelecem um roteiro de segurança claro que, ao longo de três temporadas começando em 2025, unificará e desenvolverá os requisitos de todos os carros para garantir que eles tenham um nível uniforme de segurança que leve em consideração as capacidades de desempenho dos carros modernos.
O Roteiro de Segurança será introduzido incrementalmente e, durante o período de transição, os carros que foram certificados sob os padrões de segurança anteriores poderão competir usando um Pf de motor restrito.
No geral, a introdução generalizada do sistema Pf está definida para fornecer um modelo comprovado para ASNs que organizam eventos de subida de montanha para melhorar a segurança, preservar a competição acirrada e permitir futuras evoluções técnicas nesta categoria extremamente popular de automobilismo.
Fonte: FIA