As esperanças de título de Thierry Neuville no Campeonato Mundial de Rally da FIA foram reforçadas no sábado, quando ele emergiu da carnificina de mais um dia punitivo no EKO Acropolis Rally Greece com uma liderança dominante.
O belga, que entrou neste penúltimo dia em terceiro, subiu ao topo enquanto seus companheiros de equipe no Hyundai i20 N, Ott Tänak e Dani Sordo, foram atingidos pelo infortúnio no que provou ser o rali mais brutal da temporada até agora.
Tänak liderou por 21,8 segundos após a etapa extenuante de sexta-feira, mas o terreno implacável da Grécia cobrou seu preço no início do sábado. Forçado a parar duas vezes em 10 quilômetros para trocar as rodas, o desafio do estoniano desmoronou quando ele perdeu quatro minutos e caiu para o quarto lugar.
Sordo, fazendo sua primeira aparição de alto nível desde o Rally Italia Sardegna de junho, herdou brevemente a liderança. Mas, como tantos antes dele, ele foi desfeito pelas estradas gregas acidentadas. Uma colisão com uma pedra causou um estouro do pneu traseiro que custou cerca de 50 segundos e destruiu sua vantagem em um instante.
Mas Neuville, cuja sexta-feira foi marcada por uma falha de motor, conseguiu sobreviver à carnificina. Controlando cuidadosamente o ritmo e conservando seus pneus Pirelli, ele evitou o desastre para terminar o dia com uma liderança de 54,9 segundos sobre Sordo. Sébastien Ogier, o desafiante mais próximo de Neuville no campeonato, agarrou-se ao terceiro, 1min 19,9seg atrás da liderança em seu Toyota GR Yaris.
Com 18 pontos provisoriamente garantidos, Neuville e o copiloto Martijn Wydaeghe estão a caminho de ampliar sua liderança no campeonato, que era de 27 pontos sobre Ogier no início do rali.
"Falta mais um dia, então no momento não há nenhuma conclusão ainda", insistiu Neuville. "Precisamos ver onde terminamos amanhã, essa é a única coisa que importa.
"Até agora tivemos uma gestão muito boa do nosso rali e, apesar de alguns problemas na sexta-feira, nada de importante aconteceu. Desde o início, nossa abordagem foi ter cuidado com o carro quando necessário e, de alguma forma, conseguimos passar. Tentei adaptar um pouco meu estilo de pilotagem nos sulcos e não colocar o carro muito de lado com o risco de bater em pedras - é a única coisa que você pode fazer.
O estouro de Sordo destruiu a carroceria traseira de seu Hyundai e, sem serviço ao meio-dia, ele e o copiloto Cándido Carrera foram forçados a consertar o carro da melhor forma possível. Os espanhóis até recorreram ao uso de óculos de esqui para manter a poeira longe enquanto lutavam para manter o segundo lugar.
Ogier, que venceu três das seis etapas do dia, só conseguiu refletir sobre o que poderia ter sido. Depois de liderar cedo na sexta-feira, seu rali foi prejudicado por uma falha no turbocompressor que lhe custou mais de dois minutos. Seu companheiro de equipe na Toyota, Elfyn Evans, se saiu muito pior nesta 10ª rodada da temporada; atingido por problemas semelhantes no turbo no primeiro dia, as esperanças de título do galês sofreram um golpe devastador quando ele capotou seu carro na SS11 e foi forçado a se aposentar.
Tänak ficou quase dois minutos atrás de Ogier na quarta colocação geral, enquanto o acidente do jovem Grégoire Munster, da M-Sport Ford Puma, na SS9 permitiu que as equipes do WRC2 completassem o restante da tabela de classificação.
Fonte: FIA